sábado, 23 de julho de 2011

"Onde está teu tesouro, aí estará também o teu coração"

O título é uma passagem do Evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículo 21. Uma reflexão interessante em dias que vivemos atrás de tantos tesouros. A Bíblia trás várias passagens sobre tesouros. Ainda no Evangelho de Mateus está escrito "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo." (Mt 13, 44). Outra passagem do mesmo evangelista conta sobre um jovem rico que perguntou a Jesus o que deveria fazer para possuir a vida eterna. Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me." (Mt 19, 21).

Há ainda outras referências, como a parábola do homem rico no Evangelho de São Lucas. Depois de uma grande colheita o homem armazenou tudo em seus celeiros junto com os bens que possuía. Na mesma noite ele deixou a vida e para nada serviram todos os bens acumulados. "Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus" (Lc 12, 21). E se procurarmos, com certeza acharemos vários trechos semelhantes.

A palavra tesouro tem seu significado intimamente ligado a algo muito valioso. Mas fica claro nas passagens bíblicas ao que realmente temos que dar valor. O nosso maior tesouro não está aqui na terra nem é feito de ouro, dólares ou qualquer coisa material. Se você está lendo esse texto e não é religioso, pense nesse tesouro como aquilo que mais tem valor na sua vida. Caso tenha pensado em algo material, repense seus conceitos, pois de que adianta ter uma casa enorme e não ter um lar, uma família? De que adianta ter as melhores roupas e não ter um corpo saudável para vesti-las? Para que comida em abundância se não se tem com quem partilhar?

Qual é o seu verdadeiro tesouro? Pense nisso!

Ah, e obrigada a amiga e colega Emily que me levou a essa reflexão.

Nenhum comentário: